-->

Novo dispositivo pode ajudar as pessoas com diabetes a perder peso

- outubro 09, 2017
O procedimento EndoBarrier é semelhante à cirurgia de bypass gástrico, mas seus apoiantes dizem que é menos dispendioso, menos intrusivo e pode ser removido após um ano no local.

As pessoas na Inglaterra que lutam "diabesidade" - diabetes de início tardio associadas à obesidade - podem em breve ter uma alternativa à cirurgia de bypass gástrico.

Advogados dizem que o dispositivo chamado EndoBarrier - um forro tipo "tubo" de 60 centímetros de comprimento, inserido nos intestinos para parar a absorção de alimentos, pode ajudar pessoas com excesso de peso com diabetes tipo 2 e pode ser implantada sob anestesia através da boca da pessoa em menos de uma hora.


Dr. Robert Ryder, consultor diabetologista e investigador-chefe da Associação dos Estudos Clínicos Clínicos Diabetologistas com o EndoBarrier, apresentou suas descobertas na reunião anual da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD) em meados de setembro em Portugal. A pesquisa indica que o novo dispositivo de perda de peso reversível e não cirúrgico é seguro e eficaz e pode ser introduzido em todo o British National Health Service (NHS).
A intenção do procedimento é iniciar as mudanças de estilo de vida e ajudar as pessoas a alcançar uma melhor saúde.

Como o dispositivo funciona

Funcionários da GI Dynamics Inc. em Boston, que fabrica o EndoBarrier, disseram que seu dispositivo não está aprovado para venda nos Estados Unidos e está limitado pela lei federal para uso experimental somente neste país.
Para explorar se esse novo método terapêutico poderia funcionar em grande escala, Ryder e seus colegas no City Hospital, em Birmingham, criaram uma pequena clínica NHD EndoBarrier.
Sessenta e cinco pessoas foram aceitas para tratamento e 50 agora o EndoBarrier implantado com sucesso.
"Traduzimos o nosso programa de pesquisa para um serviço inaugural do NHS, o que demonstra que a EndoBarrier é altamente eficaz em pacientes com diabetes refratária [resistente ao tratamento]", disse Ryder à Healthline. "Existem altos níveis de satisfação do paciente e um perfil de segurança aceitável".
"Depois de removemos o EndoBarrier", acrescentou, "65 por cento dos pacientes foram capazes de sustentar os benefícios obtidos no açúcar no sangue e controle de peso e na redução da dose de insulina. Eles também relataram melhorias consideráveis ​​no bem-estar, energia, fitness e habilidade para exercícios físicos. As unidades de endoscopia são onipresentes, pelo que nosso serviço pode ser facilmente divulgado e o registro seria útil para monitoramento contínuo em todo o país e em todo o mundo ".
O EndoBarrier alinha os primeiros 60 centímetros do intestino delgado.
"Isso imita o bit de bypass de um bypass gástrico de roux-en-y", disse Ryder.
("Roux-en-y é nomeado para o Dr. Roux, que inventou o procedimento cirúrgico. O" Y "denota a configuração dos segmentos intestinal e intestinal envolvidos).
Em tal procedimento, uma pequena parte do estômago é usado para criar uma nova bolsa de estômago do tamanho de um ovo.

Este estômago menor é conectado diretamente à porção média do intestino delgado, ignorando o resto do estômago.
Isso reduz a quantidade de gordura e calorias que o corpo absorve dos alimentos consumidos.
O EndoBarrier impede o corpo de digerir alimentos nessa área, então a absorção ocorre mais abaixo do intestino. Isso faz com que as pessoas se sintam cheias após apenas uma pequena refeição.
O procedimento é semelhante a um bypass gástrico, disse Ryder, mas é muito menos invasivo, menos arriscado e menos dispendioso. O dispositivo também pode ser removido, geralmente após um ano.
Os primeiros 31 pacientes - entre 28 e 62 anos de idade - tiveram seus EndoBarriers removidos após um período de até um ano.
Essas pessoas viveram com obesidade e diabetes tipo 2 por uma média de 13 anos e mais de metade (17 pessoas) estavam tomando insulina.
Enquanto o dispositivo foi implantado, Ryder disse que ele e seus colegas médicos regularmente encorajavam seus pacientes a mudar suas dietas e estilos de vida e a exercitar-se.
Os pesquisadores também estabeleceram um registro on-line seguro para monitorar os resultados.

Alguns riscos, algum sucesso
O EndoBarrier não está sem riscos.
"Existe a possibilidade de eventos adversos graves, como hemorragia gastrointestinal e abscesso hepático - geralmente resolvidos pela remoção do dispositivo", disse Ryder.
Esses pacientes relataram que o dispositivo os ajudou a perder peso e melhorar sua saúde.
Em média, Ryder e seus colegas disseram que seus pacientes perderam 33 libras, melhoraram o controle do açúcar no sangue, diminuíram a pressão arterial e menos gordura hepática.
Os participantes da insulina conseguiram reduzir a dose de 100 unidades por dia para 30, acrescentou.
"Os participantes também relataram melhorias consideráveis ​​no bem-estar, energia e capacidade de exercício", disse Ryder.
Cerca de 94% disseram que recomendariam o serviço a seus amigos e familiares.
Um pesquisador norte-americano de diabetes líder é encorajado pelo sucesso da Ryder com o EndoBarrier.

"A obesidade é a principal causa do diabetes tipo 2, e a obesidade torna os níveis de glicose no sangue mais difíceis de controlar em pessoas com diabetes tipo 2", disse Thomas A. Buchanan, à Healthline. "Se as pessoas com diabetes tipo 2 podem perder peso, eles geralmente têm melhores níveis de açúcar no sangue, o que reduz o risco de complicações diabéticas a longo prazo, como perda de visão, danos nos rins, danos nos nervos, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral".
Buchanan, chefe da Divisão de Endocrinologia e Diabetes da Universidade da Califórnia do Sul da Faculdade de Medicina de Keck, é co-diretor do USC Diabetes and Obesity Research Institute.
"Mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a obesidade, mas os efeitos geralmente são leves e não são sustentáveis ​​durante longos períodos de tempo", disse ele. "As abordagens cirúrgicas são muito mais eficazes, mas têm complicações significativas".
"Esta abordagem de manga oferece uma maneira menos invasiva para ajudar as pessoas a perder peso e mantê-lo fora. Este estudo mostra que funciona em casos ainda duradouros, difíceis de controlar, de diabetes tipo 2 ".

Manter a saúde melhorada

"Para mudanças de estilo de vida sozinhas, 95 por cento dos pacientes retornam ao seu peso pré-intervenção em cinco anos", disse Buchanan. "Os velhos hábitos são difíceis de romper com o tempo. Para este dispositivo, precisamos ver qual é o padrão de perda de peso a longo prazo. Um ano é bastante curto. As mudanças de estilo de vida também funcionam bem nesse período de tempo ".
Estudos iniciais mostraram uma certa incidência das mangas de EndoBarrier deslizando fora do lugar, observou Buchanan.
"Não tenho certeza se esta versão tem esse risco", disse ele. "Além disso, estudos mais longos são necessários para verificar se o dispositivo cria deficiências nutricionais. Eu duvido disso, mas é possível ".
Muitas pessoas que vivem com diabetes continuam com excesso de peso com controle de diabetes fraco.
No momento em que alguém desenvolve diabetes tipo 2, eles já sofreram 10 a 20 anos de dano às células secretoras de insulina em seu corpo, disse Buchanan.
Grande parte desse dano é o resultado da obesidade. E esse dano continua a ocorrer ao longo do tempo se as pessoas continuarem a ser obesas.
"As abordagens de estilo de vida simplesmente não criam perda de peso sustentada", disse Buchanan. "A maioria dos medicamentos usamos níveis mais baixos de glicose no sangue. Mas com uma ou duas exceções, eles não impedem o dano contínuo às células secretoras de insulina, de modo que os açúcares do sangue voltem a funcionar novamente eventualmente ".
"As abordagens cirúrgicas são usadas relativamente tarde, geralmente para obesidade severa", acrescentou. "O cavalo está fora do celeiro até então. Precisamos de abordagens que possam consertar obesidade por longos períodos de tempo. E nós provavelmente precisamos usá-los mais cedo e por graus menores de obesidade do que a prática atual. Esta manga [EndoBarrier] é uma nova abordagem que tem um grande potencial a esse respeito. Nós só precisamos ver como isso acontece no longo prazo ".
A história de uma pessoa

Um dos pacientes de Ryder, Harnaik Pharhani, disse à Healthline sobre sua experiência bem sucedida com o EndoBarrier.
Casado e pai de dois filhos, Pharhani, de 53 anos, tem diabetes tipo 2 e uma vez pesou 294 libras.
"Meus níveis de açúcar no sangue e colesterol foram muito altos", disse Pharhani. "Eu costumava ter muita proteína na minha urina. Eu me sentiria muito baixo por causa dos meus problemas de saúde, e isso, por sua vez, me deixaria irritável. Quando eu tentei exercitar, eu simplesmente não podia fazê-lo. Eu me sentiria muito cansado, e eu estava sem fôlego subindo as escadas ou saindo para caminhadas ".
Em março de 2015, ele teve um EndoBarrier implantado no City Hospital em Birmingham, parte do Sandwell e West Birmingham Hospitals NHS Trust.
O que acontece depois que um EndoBarrier é implantado?
"As mudanças começaram a acontecer devagar", disse Pharhani. "Eu não mudei conscientemente minha dieta muito, mas parei de comer certas coisas como alimentos fritos, batatas fritas etc. Eu não senti o desejo de comer esse tipo de coisas mais. A quantidade de comida que comi também começou a diminuir ".
Ao longo de um ano, Pharhani experimentou mudanças significativas na saúde. Ele perdeu 49 libras.
O seu colesterol caiu de 232 para 154. Sua pressão arterial passou de 146/125 mmHg para 124/85 mmHg, e seu nível de açúcar no sangue passou de entre 18-24 até 6-8.
Havia também menos proteína em sua urina.
Além da melhora dramática em seus números, Pharhani experimentou outros sucessos.
"Mudou a vida", disse ele. "Eu me sinto muito mais positivo dentro de mim. Eu sinto que posso fazer muito mais, também. Agora eu jogo muitos esportes, incluindo badminton contra garotos de 18 anos de idade, que não gostam quando perdem para mim. Há uma diferença significativa na minha resistência ".
Pharhani diz que sua saúde melhorada trouxe outros prazeres simples.
"Uma das minhas ambições era comprar roupas em uma loja regular, em vez de ir às lojas especializadas que estoquem tamanhos maiores", disse ele.
Agora ele pode. Ele gosta da maneira como ele parece, também.
"As pessoas se queixam de ter um queixo duplo", disse Pharhani. "Eu tinha um queixo triplo, e as pessoas pensavam que eu parecia que estava na minha década de 60. Agora, o peso caiu, e eles dizem que eu olho 10 anos mais novo do que a minha idade real. E não tenho queixo triplo ou duplo ".
O sucesso de Pharhani levou a mudanças de vida e bons hábitos.
"Eu tento manter-me ativo e ir ao ginásio tanto quanto eu posso", disse ele. "Minha esposa, Surinder, também vai à academia comigo e é muito solidária. Eu continuo me afastando dos alimentos fritos. Eu também não adormeço demais, e reduzi drasticamente a quantidade de açúcar na minha dieta ".
Pharhani disse que recomendaria que o Reino Unido desenrolasse o tratamento do EndoBarrier em todo o Serviço Nacional de Saúde. Alguns dos familiares de Pharhani, impressionados com seu sucesso, disseram que gostariam de sofrer o mesmo tratamento.
A Dra. Elizabeth Robertson, diretora de pesquisa da Diabetes UK, é cautelosamente otimista sobre o futuro do EndoBarrier.
"O diabetes tipo 2 pode levar a complicações devastadoras como cegueira, amputações e acidentes vasculares cerebrais", disse ela ao Diabetes Times . "Então, é essencial que as pessoas com a condição recebam o melhor atendimento e recebam o apoio que precisam para gerenciar bem suas condições".
"Os resultados deste ensaio são promissores, mas estudos de larga escala a longo prazo ainda são necessários para entender o verdadeiro impacto do uso do EndoBarrier para gerenciar a diabetes tipo 2", disse ela.