-->

Yoga do Harry Potter: livros viram inspiração para professoras de yoga

- dezembro 24, 2017

 Talvez algo que nem mesmo os fãs de Harry Potter conheçam seja o Yoga do Harry Potter.


Pois aconteceu, e foi numa cervejaria de Austin, no Texas, onde Isabel Beltrán uniu sua paixão literária às adaptações necessárias de suas aulas de yoga.
Assim relata a irmã de Isabel: "(Isabel e eu) estávamos falando sobre alguma maneira de deixar a aula mais divertida, interativa e também aumentar a frequência dos alunos. Como era Halloween, eu estava pensando no Harry Potter, pois foi o dia que seus pais morreram. Pensei então que seria interessante fazer algo em torno de Harry Potter (para melhorar as aulas)".
E a aula deu certo. Houve diversos participantes, todos devidamente equipados com varinhas para a prática do Yoga do Harry Potter. Ximena Larkin, a irmã de Isabel, relata ainda que a motivação foi fortemente influenciada por suas origens mexicanas, “comemoramos o Dia dos Mortos e não é mórbido. Muito pelo contrário, uma plena celebração da vida”.
As duas irmãs inspiraram-se exclusivamente no Livro “As Relíquias da Morte” de Harry Potter para produzirem o material e elementos das aulas. No decorrer, os alunos se depararam com referências do Expresso de Hogwarts, Professor McGonall, Nimbus 2001 e algumas posições inspiradas na fênix Fawkes. Isabel, a professora, orientou ainda os alunos para que conjurassem o feitiço Expecto Patronum.
Essa, aliás, foi uma das grandes sacadas da professora. O feitiço Especto Patronum,de acordo com a série Harry Potter, é um feitiço que invoca um tipo de avatar benigno protetor ou mesmo mensageiro. A única forma de invocá-lo é através do pensamento positivo, ou seja, deve-se necessariamente pensar em coisas boas para que ele apareça. Uma excelente relação com a própria saúde quando unido ao yoga, isso porque já é de conhecimento que o contrário do pensamento bom é um possível agente causador das mais variadas doenças.
No evento, não foi somente a aula de yoga que teve referência ao Harry Potter. Quem participou pode se divertir com uma réplica do chapéu seletor (que serve para selecionar para qual casa cada aluno irá) e também um jardim de mandrágoras. Havia biscoitinhos com tema de Harry Potter e também o suco de abóbora. Isabel e a irmã têm o desejo de tornar esse evento fixo. Para a próxima aula, prometem o tema Criaturas Mágicas.
Este tipo de iniciativa ajuda a cumprir diversos papéis sociais fundamentais, como o interesse pela leitura e a saúde. A união destes dois temas tendem somente a trazer benefícios para qualquer um. Primeiramente porque é sabido que a leitura é essencial para o pleno desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, segundo pois é a saúde que nos mantém existindo. Além disso, a leitura também é a chave para a plena compreensão da própria existência e também do meio.
No mínimo, fica um belo exemplo aos educadores. Não há nenhuma dúvida de que as aulas devam ser interessantes e dinâmicas, de forma a envolver o educador e os alunos. Prender a atenção, despertar o interesse e fazer raciocinar de forma amigável. Unir o que é agradável ao conhecimento é certamente uma via correta.
Ainda melhor se for uma prática como o Yoga do Harry Potter, unindo uma paixão literária comum a diversos jovens a uma arte transcendental e saudável como o yôga. O corpo todo agradece e a sociedade colherá os bons frutos de uma sociedade que é incentivada a ler, praticar exercícios e a respeitar o próprio organismo.